Alcântara pode alavancar Brasil na nova era espacial

Alcântara pode alavancar Brasil na nova era espacial

O Acordo de Salvaguardas Tecnológicas entre Brasil e EUA foi oficializado durante visita de Bolsonaro a Washington na última semana.

O acordo formalizado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, é o primeiro passo em direção a uma colaboração para o uso comercial do Centro de Lançamento de Alcântara, localizado no Maranhão, no Nordeste brasileiro.
Brasil Estados Unidos haviam assinado um acordo semelhante em 2000, durante os governos de Fernando Henrique Cardoso Bill Clinton, mas a negociação acabou sendo derrubada pela oposição no Congresso.
O texto do novo acordo foi melhorado para evitar ambiguidades e dirimir receios sobre uma eventual perda de soberania nacional, como explicou Marcos Pontes, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
O governo brasileiro estima que pode faturar pelo menos R$ 150 milhões em taxas de lançamento ao ano, o que pode ajudar a desenterrar o programa espacial brasileiro. A ideia é assinar o mesmo acordo de salvaguardas com outros países, registra o Brazil Journal.
A posição de Alcântara a apenas dois graus ao sul do Equador usa a rotação da Terra em seu favor, economizando combustível em até 30% e barateando em muito o custo do lançamento de veículos ao espaço.
Agora só falta o Congresso entender os benefícios desta parceria e, claro, aprová-la.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GAROTA SE APAIXONA POR ANÔNIMO DENTRO DE UM ÔNIBUS E FAZ APELO NAS REDES SOCIAIS PARA ENCONTRÁ-LO

Pastor Evangélico Pede Doações Para Comprar Jato De $54 Milhões

Índice de confiança do empresário industrial no Brasil sobe novamente.