SÃO GONÇALO DO AMARANTE-RN , Proart entrega identidade de produtor manual aos artesãos

 






O dia 19 de março é o Dia do Artesão, mas em São Gonçalo do Amarante a comemoração aconteceu ontem (24), durante a missa alusiva ao Dia do Artesão e Dia do Ceramista na Igreja Matriz de Santo Antônio do Potengi, considerado o polo ceramista do município. O evento foi organizado pela Prefeitura Municipal, através da Fundação Cultural Dona Militana, e aproveitou a ocasião para entregar as carteiras do Programa do Artesanato Rio Grande do Norte (Proart) aos produtores manuais e realizar o cadastramento dos artesões que ainda não tinham efetuado.

O prefeito Jaime Calado prestigiou a comemoração acompanhado do presidente da Fundação Cultural Dona Militana, Flávio Henrique e da secretária de Assuntos Extraordinários, Mada Maia Calado, além de outros secretários. Também compareceram ao evento os vereadores Gerson Bezerra, Eudócio Mota, Chanxe Dantas, a coordenadora do Proart, ...representando o Governo do Estado, Sitônia Mendes e o coordenador do Mercado do Artesanato, Anderson Calixto. A missa foi celebrada pelo Cônego Felipe Anderson que também abençoou as instalações do Mercado de Artesanato. Durante a celebração o artesão José Santana entregou a imagem rústica de Santo Antônio feita por ele mesmo.

O cadastramento é feito pela equipe do Proart, ligado a Secretaria Estadual de Trabalho, Habitação e Assistência Social. O documento funcionará como a identidade do artesão que terá direito a emissão de nota fiscal com isenção de ICMS, desconto na aquisição de matéria prima nas lojas credenciadas, participação em feiras, obtenção de linhas de crédito do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste, cadastro no SEBRAE, dando direito a CNPJ como Micro Empreendedor Individual, além de emissão de nota fiscal e alvará para abertura de oficinas. O artesão ainda terá o trabalho inserido na listagem dos artesãos através do endereço eletrônico www.artesanatopotiguar.com.br. Também servirá para facilitar o conhecimento dos artesões locais e captar mais cursos e oportunidade para os participantes.

Jaime Calado deixou sua mensagem de incentivo e agradecimento aos participantes do evento. “Comemorar agradecendo a Deus é maravilhoso. A vida seria feia sem a arte, quando fazemos algo com amor e carinho chamamos de arte. Com as carteiras que vocês estão recebendo podem se identificar em qualquer lugar como artesão. Temos que prestigiar o nosso artesanato que é o mais rico do nosso estado” declarou.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GAROTA SE APAIXONA POR ANÔNIMO DENTRO DE UM ÔNIBUS E FAZ APELO NAS REDES SOCIAIS PARA ENCONTRÁ-LO

Pastor Evangélico Pede Doações Para Comprar Jato De $54 Milhões

Índice de confiança do empresário industrial no Brasil sobe novamente.