Inframérica vai investir em expansão do Aeroporto de São Gonçalo.
José Luis Menghini, presidente da Inframérica, na entrevista abaixo, fala sobre a parceria entre o Aeroporto Internacional Aluízio Alves e o Rio Grande do Norte. Além disso, ele destaca o papel do terminal no desenvolvimento do estado, os desafios, a ampliação contínua e as perspectivas para o futuro do aeroporto que vai fechar 2015 com um crescimento entre 6% e 7% em relação a 2014, o primeiro ano de operação e ressalta a chance real do aeroporto sediar o hub da Latam.
No NOVO RN, o senhor deverá falar sobre o Aeroporto Aluízio Alves como potencial de desenvolvimento do Rio Grande do Norte. Em que pontos pretende tocar na palestra?
A palestra é uma oportunidade de falarmos do Aeroporto de Natal e as suas potencialidades e desafios.
Que contribuições o terminal já trouxe ao estado desde a sua inauguração?
O Aeroporto de Natal teve e tem papel vital no desenvolvimento econômico da região. O Terminal é a porta de entrada de milhares de turistas e gerador de novos empregos e traz oportunidades de negócios para a região. Além disso, o Terminal de Cargas exporta e importa produtos de forma simplificada, abrindo grandes oportunidades para os produtores do Rio Grande do Norte e do Nordeste do país.
E quais são as perspectivas para o futuro?
O Aeroporto de Natal não para de crescer. Desde que assumimos a administração do Terminal, trouxemos novos voos domésticos e internacionais. Novos negócios estão surgindo e nossa perspectiva é atingir em 2020 os números inicialmente informados pelo Governo brasileiro, factíveis desde o início da concessão em 2014.
Uma das principais pautas do poder público e da iniciativa privada potiguar atualmente é o hub da Latam. Como o senhor vê a concorrência entre os três estados nordestinos (RN, CE e PE)?
Nós acreditamos no nosso potencial. O Aeroporto de Natal é novo, temos o mais moderno Terminal do Nordeste, com a maior capacidade de pista da região e com potencial para receber as maiores aeronaves do mundo, como o A380. Possuímos também um vasto espaço para expandirmos tanto o terminal de passageiros quanto o Terminal de Cargas. E isto é óbvio para a TAM como para qualquer outras das grandes empresas de aviação do Brasil que apostam no desenvolvimento estratégico do Nordeste brasileiro e nos consultam a respeito.
Como é a relação da Inframérica com a companhia em Brasília, onde a TAM já opera um hub?
Nós temos uma ótima relação com todas as companhias aéreas, e a TAM é uma das nossas excelentes parcerias.
Com ou sem o hub da Latam, que outros investimentos o Aeroporto de Natal poderá atrair a curto, médio e longo prazo?
Acreditamos no potencial do Aeroporto e estamos investindo para trazer novidades e novos negócios para o Terminal. Temos 28 anos de concessão e gostaríamos de tornar o Aeroporto em um dos mais modernos do país. Somos a porta de entrada do Nordeste, queremos que nossos passageiros tenham uma experiência singular ao utilizar nossos Aeroportos. Para tanto, continuaremos aprofundando a especial parceria que temos com o Governo do RN e da prefeitura de São Gonçalo.
Quais são os resultados da Inframérica neste ano. Como a empresa pretende se expandir em 2016?
Devemos finalizar o ano de 2015 com um movimento entre 6% e 7% maior que em 2014, mesmo em um período de recessão da economia. Isto é fruto de decisões estratégicas e operacionais prévias. O Aeroporto de Natal tem um ano e meio de operação e tem capacidade para receber 6 milhões de passageiros. Hoje nosso aeroporto atende folgadamente a demanda atual. Nossas expansões serão nas áreas comerciais, cargas, novos voos e novos negócios.
A crise atrapalhou o mercado? Como o senhor enxerga o atual momento?
A crise que o Brasil enfrenta atinge a todos nós. Estamos enfrentando esse momento, com a prudência de sempre, mas temos crescido e conquistados novas rotas. A cidade de Natal é ponto turístico e, por conta do dólar alto atrairá mais turistas estrangeiros e brasileiros, desde que a infraestrutura local consiga absorvê-los. Nosso potencial é enorme e junto com governos e os demais players da aviação civil passaremos por mais esse momento.
INFRAMÉRICA NO NOVO RN
O presidente da Inframérica, José Luis Menghini, desembarca amanhã (30) em Natal para participar do NOVO RN. O executivo fará palestra sobre o Aeroporto Internacional Aluízio Alves como potencial para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte e as possibilidades de o estado sediar o hub da Latam.
José Luis Menghini dirige a empresa concessionária dos aeroportos de Natal (o primeiro privado do país) e de Brasília desde maio deste ano. Desde então, enfrenta o desafio de atrair para o terminal potiguar o centro de conexões (hub) que a Latam anunciou para o Nordeste em 2016, abrindo uma disputa entre Natal, Fortaleza e Recife. Essas capitais concorrem para sediar o hub que terá investimento estimado em R$ 10 bilhões.
Para o diretor da Inframérica, o aeroporto potiguar é o mais moderno entre os concorrentes e tem toda a capacidade de atender a demanda requerida pela Latam e com espaço para crescer mais ainda. “E isto é óbvio para a TAM como para qualquer outras das grandes empresas de aviação do Brasil”, diz em entrevista ao NOVO. A companhia de aviação e a concessionária já são parceiras em Brasília, onde a TAM opera um hub.
Além do hub, a palestra também deverá apresentar oportunidades de negócio nas áreas de exportação e importação de produtos aos empresários potiguares.O executivo argentino também comenta a crise econômica brasileira. Diz que a situação afeta todos os segmentos, inclusive o da aviação, mas apresenta resultados positivos da companhia, especialmente nas operações em Natal. José Luis Menghini aposta especialmente no Turismo potiguar, que, segundo ele, vai crescer ainda mais devido à alta do dólar. Para isso, chama à responsabilidade governos estadual, municipais e demais envolvidos na aviação civil.
O NOVO RN acontece amanhã (30) no Hotel Holiday Inn, ao meio-dia. O evento é para cerca de 40 convidados, representantes de órgãos e entidades públicos, privados, além da sociedade civil organizada.
O evento será aberto pelo conselheiro de conteúdo e engajamento com a audiência do NOVO, jornalista Everton Dantas. Em seguida, o palestrante terá seu tempo de exposição. Por fim, será aberto um debate entre os presentes. O evento tem duração média de uma hora e 20 minutos.
“NOVO RN” é fórum de iniciativa do NOVO Eventos, associação entre o NOVO e a Unika Eventos, para produção de atividades que atendam demandas do consumidor, seja do setor empresarial, ou mesmo das áreas esportiva e de entretenimento.
“O grande acontecimento da economia do Rio Grande do Norte será a confirmação do hub aqui. E nada melhor que o NOVO trazer o presidente do Consórcio Inframérica para que ele fale das reais potencialidades do Aeroporto Aluízio Alves e o quanto ele pode significar para o desenvolvimento do estado”, afirma o executivo de Negócios do NOVO, Leandro Mendes.
Nas edições de 2015 do NOVO RN, palestraram o advogado Terence Trennepohl, especialista em direito ambiental; o economista Marcos Nóbrega; e o secretário de Desenvolvimento Econômico do RN, Flávio Azevedo.
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