Em São Gonçalo RN ,Primeiro aeroporto privado do Brasil completa dois anos.


O aeroporto de São Gonçalo do Amarante, o primeiro do país concedido à iniciativa privada, completa nesta terça-feira (31) dois anos de operação. Desde 1996, foram investidos R$ 246,62 milhões de recursos públicos no aeroporto de São Gonçalo do Amarante – com desapropriações, obras de topografia e construção de pistas de pouso e taxiamento, entre outros.


O consórcio Inframérica arrematou o aeroporto em leilão realizado em 2011, quando já havia obras do Exército em andamento sob gerência da Infraero, e investiu R$ 500 milhões até agora.


Para o prefeito de São Gonçalo, Jaime Calado, o equipamento é hoje um dos pilares da economia do município. O chefe do executivo municipal informa que os benefícios trazidos pelo aeroporto são contínuos. “Não apenas os aviões voam, mas o tempo também voa.


Certamente, o aeroporto foi uma das coisas mais positivos que já aconteceram em São Gonçalo, uma obra que gerou empregos na sua construção mas que até hoje ainda segue agregando. Houve um fomento da economia e todos os dias são abertas novas perspectivas com a possibilidade de novos investimentos”, destacou Jaime.


O prefeito ressalta ainda os investimentos que estão sendo feitos pelo Governo do Estado, que está finalizando o acesso sul, que ligará o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante à BR-304. “Com isso, vai ficar muito mais rápido o acesso para quem vai para os estados vizinhos e para o nosso Litoral Sul”, destacou o prefeito.
Concessão
O Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, é o primeiro a ser inteiramente concedido ao setor privado. O Consórcio Inframérica, formado pelo grupo Engevix e pelo argentino Corporación America, venceu, em agosto de 2011, o leilão que concedeu ao grupo o direito de construir, manter e explorar o novo aeroporto do RN. O lance pago pelo consórcio no leilão foi de R$ 170 milhões.


O contrato de concessão foi assinado pela presidenta Dilma Rousseff em novembro de 2011. A partir daí, o grupo teria até três anos para construir os terminais e um prazo de mais 25 anos para exploração. A construção do terminal, no entanto, levou menos tempo que o previsto em contrato, o que viabilizou a inauguração do terminal antes da Copa do Mundo.


De acordo com a assessoria do Consórcio Inframérica, foram investidos R$ 500 milhões na construção do novo aeroporto. De acordo com a Anac, o contrato de concessão poderá ser renovado por no máximo mais cinco anos, quando o aeroporto retornará ao poder público.

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