URGENTE: Bolsonaro quer dinheiro da lei Rouanet de volta“avisem os artistas, acabou a mamata"!


A Lei Rouanet é a Lei Federal de Incentivo à Cultura é a denominação dada a Lei nº 8.313 de 23 de dezembro de 1991. Sancionada pelo ex-presidente Fernando Collor de Mello é a lei que institui políticas públicas para a cultura nacional, como o PRONAC – Pr. Essa lei tem o nome de Rouanet em homenagem a Sérgio Paulo Rouanet, secretário de cultura de quando a lei foi criada.As diretrizes para a cultura nacional foram estabelecidas nos primeiros artigos, e sua base é a promoção, proteção e valorização das expressões culturais nacionais. O grande destaque da Lei Rouanet é a política de incentivos fiscais que possibilita empresas (pessoas jurídicas) e cidadãos (pessoa física) aplicarem uma parte do IR (imposto de renda) devido em ações culturais.

Segundo o site ‘A Folha do Brasil’, a segunda fase da Operação Boca Livre, deflagrada nesta quinta-feira, mira patrocinadoras de eventos que, aliadas à notoriamente encrencada Bellini Cultural, saquearam dinheiro da Lei Rouanet. Entre os 29 alvos da operação de hoje, a Boca Livre S/A, estão o banco Bradesco, as montadoras Volkswagen e Volvo, além da Arno e da Perdigão. Segundo a Polícia Federal, estas empresas destinaram recursos incentivados pela lei para bancar camarotes, sempre restritos a seus convidados. Os desvios, segundo a investigação, podem chegar a 25 milhões de reais. Entre os animadores da boca livre nestas “festas da firma” listados pela PF estão nada mais nada menos que nomes ilustres e consagrados da música brasileira, como Roberto Carlos, Toquinho, Ana Carolina, Zizi Possi, Lulu Santos, João Bosco, Ed Motta, Adriana Calcanhoto e o maestro João Carlos Martins, entre outros.

Bolsonaro quer acabar com a Lei Rouanet

Já está mais do que na hora de acabar com essa farra. aqui

O novo governo vai acabar com a antiga Controladoria-Geral da União. Claro que a militância petista reclamou, mas também é óbvio que não contaram a história toda. Em seu lugar, entrou o Ministério da Transparência que, pelo visto, não veio apenas para fazer figuração.

A pasta recém-criada acaba de recomendar ao Ministério da Cultura que reveja a Lei Rouanet. O dispositivo, há algum tempo, tem sido alvo de graves denúncias.

"Em primeiro lugar, ao contrário do que alguns tentam pregar, a verba de renúncia fiscal é sim dinheiro público. Para além disso, a recente Operação Boca Livre flagrou o dinheiro sendo usado num casamento de luxo – até o pai de Fabio Porchat (além do próprio) foi citado"

Em primeiro lugar, ao contrário do que alguns tentam pregar, a verba de renúncia fiscal é sim dinheiro público. Para além disso, a recente Operação Boca Livre flagrou o dinheiro sendo usado num casamento de luxo – até o pai de Fabio Porchat (além do próprio) foi citado.

E nem venham os petistas dizer que a posição do governo seria um retrocesso. A coisa está tão feia que o próprio ex-ministro da Cultura da gestão Dilma TAMBÉM defende mudanças na Lei Rouanet.

Já passou da hora, portanto. E nossa sugestão é que comecem pelas produções milionárias, que rendem bilheterias também milionárias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça os canais de atendimento do SAAE.

PREFEITURA DO NATAL ABRE SELEÇÃO PARA PROFESSORES

Em entrevista a TV Metropolitana, João Maia fala das potencialidades do RN e eleições.