Vitória de Fátima Bezerra fortalece PT para disputa pela Prefeitura do Natal em 2020

O triunfo da senadora Fátima Bezerra (PT), eleita governadora do Rio Grande do Norte no último domingo, 28, começa a desenhar o quadro eleitoral de 2020, quando ocorrerá novas eleições para a Prefeitura do Natal. E é de dentro do petismo que surgem dois nomes fortalecidos pelas urnas de 2018: os deputados federais eleitos Fernando Mineiro e Natália Bonavides.
O atual deputado estadual Fernando Mineiro já disputou o Palácio Felipe Camarão em 2012, quando ficou em terceiro lugar. Desde então, não esconde que mantém a meta de comandar a cidade. Já Natália, que estreou na política em 2016 sendo eleita vereadora da capital potiguar, chega à Câmara dos Deputados com o status de ter sido a mais votada da cidade. Com o PT no Governo do Estado, será natural que o partido discuta a possibilidade de lançar um nome próprio para a Prefeitura.
Atual chefe do Executivo municipal, o prefeito Álvaro Dias (MDB) trabalha com foco em reconquistar o mandato. E, para isso, terá ainda quase dois anos para mostrar serviço e conquistar apoios. Ex-deputado estadual, ex-presidente da Assembleia Legislativa e ex-deputado federal, Álvaro tem experiência de sobra. Mas com história política construída no Seridó potiguar, ainda carece de liderança na capital potiguar, onde é pouco conhecido.
Dentro do seu próprio partido, terá a concorrência pela postulação do deputado estadual Hermano Morais (MDB), que foi candidato a prefeito da cidade em 2012, sendo derrotado, na época, pelo próprio Carlos Eduardo em um segundo turno bastante acirrado. Hermano foi reeleito para a Assembleia Legislativa este ano.
Outro nome posto é o do presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Raniere Barbosa (Avante). Aliado da governadora eleita, o parlamentar terá de disputar a preferência de Fátima junto aos nomes petistas citados acima. Além disso, precisará se manter no jogo sem o comando do Legislativo municipal, já que a partir de 2019 o comando da Casa será do vereador Paulinho Freire (PSDB).
O PSOL mais uma vez deverá repetir a estratégia eleitoral de lançar seu candidato majoritário nas eleições de 2020. E, para o pleito futuro, terá entre as alternativas a candidatura do deputado estadual eleito Sandro Pimentel. Isso sem falar na “carta na manga”, que é o nome do professor universitário Robério Paulino.
Além destes, o deputado estadual reeleito Kelps Lima (Solidariedade) é outro nome que desponta para disputar a Prefeitura em 2020. Em 2016, ele concorreu ao cargo e ficou em 2° lugar, perdendo ainda no primeiro turno para Carlos Eduardo Alves.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça os canais de atendimento do SAAE.

PREFEITURA DO NATAL ABRE SELEÇÃO PARA PROFESSORES

Em entrevista a TV Metropolitana, João Maia fala das potencialidades do RN e eleições.