MEC libera R$ 11,5 milhões para cursos do Pronatec.

 



Gestão da presidenta Dilma Rousseff garante ensino técnico para estudantes que querem ingressar no mercado de trabalho.

O Ministério da Educação liberou R$ 11,5 milhões, nesta segunda-feira (10), para ofertas de vagas em cursos do Programa Nacional do Ensino Técnico (Pronatec). A publicação saiu no Diário Oficial da União (DOU).
Criado em 2011 pela presidenta Dilma Rousseff, o Pronatec tem o objetivo de incentivar a educação profissional e tecnológica. Os cursos são ofertados gratuitamente pelo governo federal aos estudantes do ensino médio da rede pública e para os que já concluíram os estudos no sistema público de ensino ou em instituições privadas na condição de bolsista integral, e aos alunos beneficiários do Bolsa-Família.
Os cursos são realizados na rede federal de educação profissional e pelas instituições de ensino do Sistema S, como o Senai, Senat, Senac e Senar. Em 2013, algumas universidades particulares começaram a aceitar estudantes do programa.
Em 2014, cerca de 8 milhões de estudantes participaram do programa. A meta é matricular até 2019 mais de 12 milhões de alunos na segunda etapa do programa (Pronatec versão 2.0), lançado há um ano pela presidenta Dilma Rousseff.
Até o final do ano passado foram investidos 14 bilhões no Pronatec. Os cursos técnicos mais procurados são segurança do trabalho, informática, logística, enfermagem, mecânica, eletrotécnica, redes de computadores e edificações. Já os cursos de curta duração tem maior adesão para auxiliar administrativo, operador de computador, eletricista, auxiliar de recursos humanos, recepcionista, costureira e auxiliar de pessoal.
Inclusão social - De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), das 1,75 milhão de matrículas registradas desde a criação do programa em 2011, mais de 919,7 mil foram feitas por candidatos negros.
A população negra preenche 53% das vagas, sendo que 68% são mulheres. O índice levou em consideração os cidadãos atendidos pelo Plano Brasil sem Miséria que estão matriculados em cursos do Pronatec.
Por Michelle Chiappa, da Agência PT de Notícias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GAROTA SE APAIXONA POR ANÔNIMO DENTRO DE UM ÔNIBUS E FAZ APELO NAS REDES SOCIAIS PARA ENCONTRÁ-LO

Pastor Evangélico Pede Doações Para Comprar Jato De $54 Milhões

Índice de confiança do empresário industrial no Brasil sobe novamente.