Cunha nega encontro com Temer confirmado pelo Planalto.
Segundo interlocutores de Temer, encontro foi iniciativa de Eduardo Cunha (Foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo)
O presidente em exercício Michel Temer recebeu na noite deste domingo, 26, o presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), em sua residência oficial, o Palácio do Jaburu.
Segundo interlocutores o objetivo da reunião foi avaliar o atual cenário político. Apesar da confirmação, Cunha nega o encontro, que teria ocorrido por sua própria iniciativa. "Não estive com ele ontem (domingo). Eu não confirmo."
O peemedebista está afastado da Presidência da Câmara desde o mês passado, após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que atendeu a pedido da Procuradoria-Geral da República.
Embora o Planalto confirme o encontro entre Temer e Cunha no Palácio do Jaburu, residência oficial da Vice-presidência, a reunião não constava da agenda oficial do presidente em exercício.
Além das implicações de Cunha no âmbito da Operação Lava Jato e suas possíveis consequências para o governo de Temer, o Planalto também se preocupa com a sucessão na presidência da Câmara dos Deputados. O governo teme que um racha entre os aliados para a disputa prejudique a governabilidade na Casa e votações de seu interesse.
Além de afastado do mandato parlamentar e, consequentemente, da presidência da Câmara, em razão da decisão do Supremo Tribunal Federal, Cunha também responde a um processo na Casa que pode levá-lo à cassação. Ele também é réu em dois processos em tramitação do STF porque o Ministério Público viu indícios de que ele se envolveu no esquema de corrupção que atuou na Petrobras e é investigado na Operação Lava Jato, o que o peemedebista nega.
Comentários