Acidentes com motos lideram os atendimentos e cirurgias no Walfredo Gurgel.

 

Maioria dos 20 casos registrados por dia no hospital são resultado de colisões frontais e ultrapassagens indevidas


Foto: José Aldenir
Foto: José Aldenir
Os acidentes envolvendo motociclistas são responsáveis por 86% dos 5.348 atendimentos de traumas em trânsito realizados pelo Hospital Walfredo Gurgel entre o período de 1º de maio a 20 de outubro deste ano. São mais de 20 casos registrados todos os dias no maior pronto-socorro de urgência e emergência do Estado e, para a direção da unidade, a realização de campanhas educativas e barreiras de fiscalização nas vias públicas são essenciais para diminuir essa estatística.
Segundo a diretora técnica do Walfredo Gurgel, Hélida Bezerra, as causas mais comuns dos acidentes com motociclistas são as colisões frontais com outras motos, com automóveis e as quedas, que provocam desde escoriações a ferimentos graves, como fraturas expostas e até o óbito. E as consequências e sequelas pós-acidente também são importantes para a vida dos acidentados.
“Muitos pacientes saem do hospital totalmente dependentes e impossibilitados de retomarem sua rotina de trabalho. Associado a isso, ainda há o custo social e o fator previdenciário, já que uma pessoa incapaz temporariamente de ter uma vida ativa terá de se aposentar e isso tem um custo para o estado e a união”, afirmou.
Para o cirurgião geral Rafael Rosas, o alto número de casos atendidos no hospital está relacionado também ao consumo de bebidas alcoólicas, o que é possível identificar logo que muitos acidentados dão entrada no setor de atendimento de trauma. “Isso mesmo após o endurecimento das punições impostas pela Lei Seca, que ajudou a diminuir o número de acidentes na Capital. Mas, principalmente nos finais de semana, o motociclista do interior geralmente chega com algum sinal de que havia bebido”, explicou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça os canais de atendimento do SAAE.

PREFEITURA DO NATAL ABRE SELEÇÃO PARA PROFESSORES

Em entrevista a TV Metropolitana, João Maia fala das potencialidades do RN e eleições.