Agentes penitenciários 'cruzarão os braços' por 24 horas no RN.



Contra medidas adotadas pelo governo do Rio Grande do Norte, os agentes peniteniários cruzarão os braços nesta sexta-feira (27) por 24 horas no Estado.


Eles criticam as ações anunciadas pelo governo, classificadas pela categoria como paliativas. Entre elas, a contratação de 700 agentes penitenciários temporários.


A categoria cobra a nomeação de agentes aprovados em concurso público e também compra de equipamentos.


"Vivemos essa crise aguda desde 2015 e até o momento o governo só tem anunciado mediadas paliativas.


Ao contrário do que fez o governo do Amazonas que anunciou um novo concurso, novas unidades prisionais e ações para o fortalecimento da categoria, como compra de equipamentos", destacou Vilma Batista, presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte (SINDASP-RN).


"O governo não dotou medidas que venham a surtir efeito numa gestão prisional. Não temos colete, armamento, as viaturas estão sucateadas, nem internet temos", conclui Vilma.


Nesta semana, o governo anunciou que realizará concurso público para agentes penitenciários com 41 vagas; além do processo seletivo com 700 vagas temporárias, anunciado anteriormente.
Enquanto isso em Alcaçuz...


Os agentes da Força Tarefa de Intervenção Penitenciária chegaram no Rio Grande do Norte. A força vai atuar no enfrentamento da crise do sistema penitenciário, em especial na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, onde 26 detentos foram mortos desde o início do ano em uma rebelião.


De acordo com a Secretaria de Justiça e da Cidadania (Sejuc), durante esta quinta-feira (26) os integrantes da força irão trocar informações com os agentes penitenciários do estado, fazer o reconhecimento da situação em Alcaçuz e definir as estratégias de atuação.


Com a chegada dos 78 agentes da força tarefa, a expectativa é que o trabalho seja iniciado nos próximos dias.


Os agentes vêm do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), ligado ao Ministério da Justiça, do Rio de Janeiro, do Ceará, de São Paulo e do Distrito Federal e devem permanecer no estado por 30 dias.




Com informações Agência Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça os canais de atendimento do SAAE.

PREFEITURA DO NATAL ABRE SELEÇÃO PARA PROFESSORES

Em entrevista a TV Metropolitana, João Maia fala das potencialidades do RN e eleições.