Contatos com animais silvestres favorecem a transmissão da raiva.

Aumento de visitantes e proximidade com primatas durante veraneio preocupa profissionais de saúde     

o76o67o6

Preocupados com a grande quantidade de visitantes no Rio Grande do Norte e a aproximação destes com animais silvestres, como os saguis, que podem transmitir a raiva aos humanos, os profissionais da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) alertam para os riscos de uma possível contaminação. Nos últimos doze meses, 41 pessoas foram agredidas pelos primatas, sendo mais de 34% destes turistas, que foram atacados quando tentavam alimentar ou interagir com os animais.

Segundo a subcoordenadora de Vigilância Ambiental da Sesap, Iraci Nestor, a preocupação é causada também pelo registro de três casos de transmissão de raiva para humanos por meio de mordedura de saguis, nos últimos sete anos no Ceará. A proximidade com o Rio Grande do Norte e o fato dos animais circularem livremente entre os dois estados aumentaram  a apreensão de que ocorram notificações da doença em território potiguar.

“Como todo mamífero, eles também podem transmitir a raiva para o homem, por isso, é preciso ter cuidado redobrado com uma possível aproximação com os primatas e evitar o ato de alimentá-los, muito comum principalmente entre turistas. O contato com eles pode representar uma ameaça à vida das pessoas e também à saúde dos bichinhos, assim como os macacos-prego, que encontram todos os alimentos que precisam na natureza: frutas, insetos, lagartos, flores, cobras, entre outros”, explicou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GAROTA SE APAIXONA POR ANÔNIMO DENTRO DE UM ÔNIBUS E FAZ APELO NAS REDES SOCIAIS PARA ENCONTRÁ-LO

Pastor Evangélico Pede Doações Para Comprar Jato De $54 Milhões

Índice de confiança do empresário industrial no Brasil sobe novamente.