Chuvas em Natal devem continuar até primeira semana de 2016.

Chuvas estão sendo ocasionadas pela ação de dois fenômenos climáticos que agem de forma conjunta


   

Nas últimas 24 horas Natal registrou acumulado de 103.69 milímetros (Foto: Alberto Leandro/PortalNoar)
Nas últimas 24 horas, Natal registrou acumulado de 103.69 milímetros (Foto: Alberto Leandro/PortalNoar)
As chuvas que caem em Natal devem permanecer pelo menos até a primeira semana de janeiro. Foi o que informou a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) nesta segunda-feira (28). As chuvas estão sendo ocasionadas pela ação de dois fenômenos climáticos.

De acordo com o meteorologista Gilmar Bistrot, o principal deles é o fenômeno denominado como Vórtice Ciclônico de ar superior, ocasionado pela ação dos ventos que sobem em direção a atmosfera em forma de espiral.

Este fenômeno, associado às altas temperaturas do Oceano Pacífico favorecem a instalação das chamadas zonas de convergência, que são formadas pelo encontro dos ventos originários dos hemisférios norte e sul.

Gilmar explica que a associação destes dois sistemas meteorológicos tem sido responsável por chuvas além do esperado para este período.

Ele acrescenta que a ação do vórtice ciclônico de ar superior ocasionou um deslocamento prematuro das zonas de convergência, que normalmente agem entre os meses de fevereiro e maio.
“Esse deslocamento prematuro das zonas de convergência, fez com que as chuvas, que normalmente são espaças, neste período, se prolongassem por um período maior”, explicou.

Ainda de acordo com o meteorologista, é difícil precisar se as chuvas permanecerão por um período ainda maior, uma vez que o vórtice ciclônico de ar superior é um fenômeno de difícil previsão.
“O que se sabe é que a ação dele ocasiona chuvas fortes, porém pontuais. Mas em virtude da associação com as zonas de convergência, essas chuvas acabam tendo uma abrangência bem maior, tanto no que diz respeito a intensidade, quanto com relação às áreas onde as chuvas são registradas.

Chuvas em Natal
De acordo com dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), nas últimas 24 horas choveu um acumulado de 103.69 milímetros.

De acordo com o centro de monitoramento, as áreas que mais registraram chuvas foram os bairros de Guarapes e Nossa Senhora da Apresentação, na zona Norte de Natal, com 54.44 e 14.38 milímetros, respectivamente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GAROTA SE APAIXONA POR ANÔNIMO DENTRO DE UM ÔNIBUS E FAZ APELO NAS REDES SOCIAIS PARA ENCONTRÁ-LO

Pastor Evangélico Pede Doações Para Comprar Jato De $54 Milhões

Índice de confiança do empresário industrial no Brasil sobe novamente.