Casos de câncer de pele avançam no Brasil e preocupam dermatologistas


Natal, 30 graus, céu azul e poucas nuvens. Esse foi o cenário encontrado pelos dermatologistas do Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte que debateram nesta sexta (26) e sábado (27) na capital potiguar o avanço dos casos de câncer de pele no Brasil.
A doença se manifesta em diferentes formatos e tipos: o mais agressivo é o melanoma. E ele assusta. E não é para menos. O percentual dos casos de melanoma representa apenas 5% do total de números de câncer de pele, mas é o que tem o maior índice de mortalidade. “Por ano morrem mais de 1.500 pacientes com câncer de pele do tipo melanoma no país”, destaca o dermatologista e diretor do Grupo Brasileira de Melanoma (GBM), Dr. Elimar Gomes. Por ano, são 3 mil casos de morte por câncer de pele no país.
O melanoma é um tumor maligno originário dos melanócitos. Na maioria das vezes ele surge de uma forma que chamamos de “novo” ou seja, não existe um sinal pré-existente. Dados apontam que em 15% dos casos ele surge de pintas já existentes, principalmente as atípicas. “Quantos mais nevos (pintas), maior chance de melanoma”, comenta Dr. Elimar Gomes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça os canais de atendimento do SAAE.

PREFEITURA DO NATAL ABRE SELEÇÃO PARA PROFESSORES

Em entrevista a TV Metropolitana, João Maia fala das potencialidades do RN e eleições.