Aeroporto Aluízio Alves ganha dois novos voos internacionais.

Entre 1º de julho e 2 de agosto, a mesma empresa ofertará um voo circular Campinas-Natal-João Pessoa-Campinas de segunda a sexta, com foco no público do turismo.

O segundo semestre será promissor para a malha aérea do Rio Grande do Norte e, consequentemente, para o segmento turístico. Até o momento, estão confirmados quatros novos voos para o Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, sendo dois destinos internacionais (Buenos Aires-ARG e Milão-ITA) e dois nacionais (Campinas-SP e Belo Horizonte-MG), fretados pela operadora CVC com prioridade para o público de turistas e com periodicidade semanal.

Os voos nacionais serão operados por Azul e Gol, que também fará o trecho até a Argentina, todos iniciando operação a partir de julho. A companhia italiana Meridiana fará o voo até o Aeroporto de Malpensa, inicialmente marcado para acontecer entre setembro e dezembro.

De acordo com as estimativas da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), os novos voos devem trazer cerca de R$ 46 milhões para a economia potiguar até dezembro deste ano, movimentando mais de 50 áreas da cadeia de serviços.

Isso tudo acontece enquanto a mudança do “endereço” aéreo do Rio Grande do Norte está prestes a completar um ano. A saída das operações comerciais de pouso e decolagem do Augusto Severo (Parnamirim) para o Governador Aluízio Alves (São Gonçalo do Amarante) suscitou uma grita de parte da população, especialmente por conta da distância do novo terminal.

Ainda existia um temor pela própria viabilidade de operação do aeroporto, que foi o primeiro a funcionar através de concessão do setor privado de que a quantidade de voos não fosse alterada, principalmente porque a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no querosene de aviação (QAV) praticada no Estado não era diminuída e perdia competitividade com relação a outros estados.

Com a decisão do Governo do Estado, em fevereiro, pela redução do ICMS de 17% para 12%, através de decreto, o quadro alterou-se. A captação de novos voos é creditada, pelos próprios empresários, ao movimento feito pelo poder público.

“Nada mais justo do que oferecermos ainda mais assentos em uma rota que registra alta densidade ao longo de todo o ano. (...) A iniciativa da Azul também é uma maneira de alavancar o turismo na região e foi possibilitada pela iniciativa do Governo do Rio Grande do Norte em reduzir a alíquota de ICMS sobre o combustível de aviação”, disse Marcelo Bento, diretor de Planejamento e Alianças da Azul.

A declaração foi acompanhada do anúncio da Azul na quarta-feira passada (20) de que passará, a partir de 27 de junho, a operar duas linhas regulares no trecho Campinas-Natal-Campinas, aos sábados, com uma nova aeronave. O Airbus A330-200, com 272 lugares, substituirá o Embraer E195, que tem 118 assentos.

E entre 1º de julho e 2 de agosto, a mesma empresa ofertará um voo circular Campinas-Natal-João Pessoa-Campinas de segunda a sexta, com foco no público do turismo. No mesmo período ainda será feito um reforço no trecho direto Natal-Campinas, com dois novos voos aos domingos.
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