IPI reduzido para móveis e eletro acaba no domingo

Brasília (AE e ABr) – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou ontem a recomposição parcial do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para eletrodomésticos da chamada “linha branca” e móveis. Os produtos estavam com o imposto reduzido desde fevereiro de 2012. O benefício, no entanto, expira no domingo (30) e a partir da segunda-feira o imposto voltará gradualmente ao patamar antigo. As novas alíquotas valerão até o fim de setembro.

        Máquinas de lavar permanecerão com a atual alíquota, 10 por cento, mas outros itens terão o IPI elevado.

Mantega garantiu que o varejo e a indústria de móveis e eletrodomésticos de linha branca farão um esforço para absorver a recomposição das alíquotas de IPI sem que haja um aumento de preços para o consumidor.

Com o fim do benefício, a partir da segunda-feira, 1º, a alíquota do fogão, que hoje é 2%, passa para 3% e valerá até setembro. Para tanquinho, a alíquota de 3,5% passa para 4,5%. Para refrigerador e congelador, os 7,5% passam para 8,5%. Para máquinas de lavar, o imposto está definitivamente mantido em 10% desde o ano passado. Móveis em geral, que têm alíquota de 2,5%, passarão a ter 3%. Para painéis, o valor de 2,5% passa para 3%. Laminados, com alíquota de 2,5%, terão IPI de 3%.

A alíquota de luminárias, que hoje é de 7,5%, passará para 10%. No caso dos papeis de parede, a mudança é de 10% para 15%. O ministro lembrou que a recomposição das alíquotas começou neste ano. “Em fevereiro, já demos um primeiro passo e já fizemos recomposição parcial das alíquotas”, lembrou Mantega.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GAROTA SE APAIXONA POR ANÔNIMO DENTRO DE UM ÔNIBUS E FAZ APELO NAS REDES SOCIAIS PARA ENCONTRÁ-LO

Pastor Evangélico Pede Doações Para Comprar Jato De $54 Milhões

Índice de confiança do empresário industrial no Brasil sobe novamente.