JUAZEIRO DO NORTE Portas abertas ao mundo

 
 
 
A cidade é conhecida como a "Terra do Padre Cícero" (Padre Cícero Romão Baptista). Foi em Juazeiro que ele pregou toda a vida e onde está enterrado. Cultuado como mito e santo pelo povo nordestino, o "Padim Cico" atrai milhares de romeiros ao município, tornando-o o segundo maior pólo de turismo religioso do Brasil.


Vigário Paroquial na Basílica Menor de Juazeiro de Norte, o padre Antônio José Clementino, recebeu a reportagem do Jornal Metropolitano. Ele conta que a religiosidade do povo do Cariri vem do povoamento conduzido pela ordem dos Capuchinhos. "Sua principal característica é a mística do encanto e da fé. A romaria e o culto ao Padre Cícero, em Juazeiro, são a maior manifestação da região", diz.


Ele faz questão de deixar claro que Juazeiro tem na figura do Padre Cícero um marco na construção da religiosidade e da cultura do seu povo e nos acontecimentos políticos da região do Cariri. "Graças a ele que a cidade é considerada um dos maiores centros de religiosidade popular da América Latina, atraindo cerca de 1,5 milhão de fiéis por ano, onde recebemos turistas do mundo todo", ressalta.


Disse que os turistas vêm reverenciar Nossa Senhora das Dores e Padre Cícero que introduziu uma política de fé, amor e trabalho, tornando-se um mito para o povo nordestino. 


A história da cidade de Juazeiro ajudou a fama de Padre Cícero. Até 1872, o local era destinado aos escravos e arruaceiros, mas no mês de abril do mesmo ano, Padre Cícero Romão Batista, o Padre Cícero, chegou ao local e fixou residência. Ele a partir de então mudou a história da região.


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GAROTA SE APAIXONA POR ANÔNIMO DENTRO DE UM ÔNIBUS E FAZ APELO NAS REDES SOCIAIS PARA ENCONTRÁ-LO

Pastor Evangélico Pede Doações Para Comprar Jato De $54 Milhões

Índice de confiança do empresário industrial no Brasil sobe novamente.