Sociedade trouxe para o mundo real os debates virtuais.

O facebook lidera é uma das redes sociais mais visitadas segundo a Hitwise, ferramenta de inteligência em marketing digital


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 




Velocidade da informação na internet determina força da mobilização que vem levando milhares de pessoas às ruas do país para demonstrar descontentamento geral.
 
O facebook lidera é uma das redes
sociais mais visitadas segundo a Hitwise, ferramenta de inteligência em marketing digital
As redes sociais na internet fomentam, há alguns anos, o desejo de se manifestar da população, em especial dos jovens, que encontraram nelas o espaço democrático e privilegiado para exporem, cada um de seu jeito, suas preferências, ideologias, circunstâncias, banalidades, divagações e seus descontentamentos. As manifestações ocorridas nas últimas semanas por todo o país é a materialização do que já vinha em ebulição nas redes sociais, em especial, no Facebook e no Twitter, que viraram ferramentas preferenciais para a propagação de posicionamentos ideológicos.
Para o professor de comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Vítor Iório, as redes sociais são a grande novidade de articulação e mobilização de pessoas no século XXI. Esse mecanismo “poderoso” já mostrou sua força na Europa, Ásia e África, e chegou para mostrar toda sua força no Brasil.
A velocidade com que as redes propagam informações e arregimentam multidões, principalmente entre os jovens, estão entre os fatores determinantes dessa nova realidade que traz à tona, segundo o pesquisador, a crise existencial do homem contemporâneo que se viu banalizado pelo sistema capitalista.
O pesquisador da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Luiz Antonio Joia, destaca que os protestos  brasileiros estão se dando de forma inédita graças à internet e às redes sociais. Em entrevista à Agência Brasil, o estudioso comentou sobre o que chama de fenômeno da e-participação (ação política pela rede social). “Esse movimento é a cara da web. Ele é anárquico, sem dono e impessoal, que se autorregula e suporta qualquer coisa. É a transposição da world wide web (internet) para o mundo real. É surpreendente e imprevisível”, observou.
Joia reforça que  a rede mundial de computadores mudou a concepção de tempo e de espaço das pessoas e as relações sociais, o que foi determinante para o processo de reivindicações hoje vivenciado no país. “Você passa a saber tudo o que acontece em tempo real, o que faz com que as pessoas se engajem numa velocidade absurda. A tecnologia não gera o fenômeno, ela o amplifica”, avaliou.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GAROTA SE APAIXONA POR ANÔNIMO DENTRO DE UM ÔNIBUS E FAZ APELO NAS REDES SOCIAIS PARA ENCONTRÁ-LO

Pastor Evangélico Pede Doações Para Comprar Jato De $54 Milhões

Índice de confiança do empresário industrial no Brasil sobe novamente.